domingo, 15 de dezembro de 2013

Nelson Triunfo

1




Nelson Triunfo (Dançarino, Coreógrafo, Educador Social, Pai do Hip Hop no Brasil) O pernambucano Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no Sertão pernambucano, para ficar conhecido no Brasil como o precursor dos ideais do hip hop, ele cresceu cercado por danças como o Maracatu e o Frevo. Estudou onde morava a comunidade negra de Triunfo no bairro de Matança, na época um dos mais pobres da cidade, e que hoje se chama Alto da Boa Vista.

Em 1978 recebendo James Brown no Brasil
Mais tarde ganharia o País com um jeito diferente de dançar (Original Funk Soul) misturando com Maracatu, Frevo, Cutilada e até gingas da capoeira. Em 1971, aos 16 anos, Nelson foi estudar e trabalhar em Paulo Afonso, na Bahia onde começou sua militância na dança no Brasil. Logo depois continuou sua carreira se mudando para Brasília DF, São Paulo e Rio onde participou das principais equipes de som do meado dos anos 70, em 77 foi morar definitivamente em São Paulo com dois irmãos que já moravam antes. Freqüentou bailes: como Chic Show, black mad e outras equipes do gênero, foi ai que formou seu primeiro grupo de dança, Black Soul Brothers em 77, e no mesmo ano mudou o nome para “Nelson Triunfo e o Grupo Funk & Cia”. Este grupo foi formado com os melhores dançarinos da época dos bailes blacks de São Paulo, os mesmos eram escolhidos nas tradicionais rodas de soul. A partir daí, ninguém segurava mais Nelsão (Nelson Triunfo).

Show do James Brown no Palmeiras em 1978, e a galera levantando o Nelson.

No inicio dos anos 80 Nelson Triunfo ousava mais uma vez; e começou a fazer apresentações com o funk & Cia na esquina das ruas Dom José Gaspar com a 24 de Maio no Centro de São Paulo. Iniciando assim a cultura hip hop no Brasil numa época em que se fazer arte era desafiar o regime militar. O Funk & Cia ousava e inovava a cada roda que era aberta para os jovens executarem seus passos de Break (dança de rua), na época conhecida pela mídia como Break Dance. A rua 24 de Maio Tornou-se o primeiro ponto de encontro dos Dançarinos de Rua do Brasil. Neste local já dava sinal os quatro elementos da cultura hip hop que são: O DJ (disk jóquei) o produtor do som;O MC (mestre de cerimônia) o cantor de Rap;


O B.Boy (o dançarino) da dança de rua;O Grafiteiro (o desenhista) o artista plástico. Em 1985 os dançarinos saem das ruas para estação São Bento do metrô, onde se transformou por vários anos no point nacional da cultura Hip Hop.Nelson triunfo ajudou a erguer os pilares desse movimento cultural, tornando-se o ícone da cultura Hip Hop no Brasil.Com incontáveis trabalhos realizados em diversos setores da sociedade Nelson Triunfo também é um dos pioneiros dos trabalhos sociais com jovens periféricos, em parcerias com Governos Federais, Estaduais, Municipais, Ongs e Comunidades. Nelson Triunfo, atualmente desenvolve oficinas culturais de Hip Hop nas escolas e centros culturais em vários lugares inclusive na cidade de Diadema onde atua como assessor de cultura do hip hop. Cronologia Profissional - È um dos Pioneiros do Movimento Black Music no Brasil desde do inicio dos anos 70. - Em meio á década de 70, fundou o Grupo Funk & Cia que, ganhou vários troféus e prêmios como o melhor da Dança Black Soul do Brasil. - No inicio dos anos 80 o Grupo realizou um fato inédito, foi o primeiro Grupo neste estilo de dança a excursionar pelo País divulgando seu gênero. - Nelson Triunfo e o Grupo Funk & Cia, foram também os Pioneiros da introdução do Movimento Cultural Hip Hop no País, no início dos anos 80. - Participou de Shows com vários artistas como: Gilberto Gil, Jimmy Cliff,Toni,Tornado ,Sandra de Sá,Thaide e Dj Hum,Funk Como LêGusta,Gerson King Combo,James Brown,Kool Moe Dee ,Tim Maia entre outros. - Também em 1984 participou da abertura da novela das 20:00 da Rede Globo”Partido Alto” dançando break e samba com seu grupo Funk & Cia. - Participou de filmes nacionais como:”A marvada Carne”,Ori,Uma onda no ar e projetos de Curta metragem com jovens cineastas da USP. - Participou de vários programas na TV como dançarino,músico e palestrante como:Jô Soares,Globo Repórter , Fantástico , Planeta Xuxa entre outros. - Participou de vários vídeo clips,entre eles Thaide e Dj Hum Jingaboo,mutirô e o clip Sr. Tempo bom, que foi considerado o melhor vídeo clip do ano de 1997 também premiado pela MTV. - Promove uma parceria constante com toda Rede Sesc no Brasil. - È um dos Pioneiros das oficinas culturais com jovens periféricos na cultura Hip Hop e outras linguagens no Brasil, desde do final dos anos 80. - É um dos Fundadores da Casa do Hip Hop na cidade de Diadema,tida como principal referência da Cultura Hop Hop e trabalhos sociais no Brasil. -



Constantemente é convidado para fazer palestras para professores e jovens da Rede pública, Universidades e Ongs por todo território nacional - Em 2006, Nelson Triunfo foi convidado pelo Mistério da cultura para abrir a Copa das culturas do Mundo na Alemanha na Cidade de Berlin - Participou da peça de teatro de Brecht com diretor alemão Castorf que excursionou pelo Brasil Nelson Triunfo foi único ator Brasileiro da que participou como convidado - Já ganhou 3 prêmios em São Paulo como o melhor líder comunitário do ano e também com personalidade do ano. - NELSON TRIUNFO foi convidado com seu grupo para representar o Brasil na Alemanha em junho de 2006 na Copa das Culturas do Mundo as vésperas da Copa de 2006 onde todos os Paises que iriam participar da Copa seriam representados por seus grupos culturais e suas diversidades. - No ano de 2007 Nelson Triunfo foi convidado para participar em Berlim de um grupo importantíssimo te Teatro do Mundo o “Volks Bounce”

Em meados de 1984, jovens dançarinos tentaram ficar em frente à antiga loja do Mappin na escada do teatro municipal, depois de uns meses foram para a 24 de maio com Dom José de Barros, lá foram perseguidos pelos lojistas e agredidos pela polícia.depois migraram para a estação São Bento no metrô que era ainda dividida com Punks e Skatistas, lá acharam a TERRA PROMETIDA aos breakers: um lugar coberto com o chão liso e aos poucos aqueles dançarinos foram tomando conta do local e o numero deles se multiplicando.



Fonte: Hip Hop Brasil





1 comentários:

Unknown disse...

Esse é um legítimo batalhador da cultura Black no Brasil. O conheço desde Brasília e sempre foi um cara muito maneiro

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting